Pular para o conteúdo principal

TRUPI SEMEANDO CONSCIÊNCIA E CULTURA


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL BAHIA
PORTARIA Nº 00318/00 - D. O. 19/12/00
Rua: Angelito Asmuz Aiquel, 125 – Bairro: Boa Vista
Fone: 33287113 – Porto Alegre – Rio Grande do Sul
E mail : efbahia-01cre@seduc.rs.gov.br


Boa tarde!!
A partir do teatro FLORA E FAUNA EM: O SUMIÇO DE FLORIBELA, apresentado no Bourbon Country(27/09),pelo grupo TRUPI DI TRAPU, os alunos da pré -escola ,1º ano, 2 º ano e 3ª série desenvolveram projeto de educação ambiental, trabalhando a cerca das plantas, suas partes, suas características, suas utilidades, bem como a importância de estarem em sintonia com o meio ambiente, pois dele depende a sobrevivência de todas as espécies.
Foram feitos trabalhos de recorte e colagem com os alunos da 2ª e 3ª série, os quais pesquisaram a diversidade das espécies nativas, realizando inúmeras descobertas como, por exemplo, que através das folhas das árvores, o ar que é fundamental para nossa sobrevivência, é purificado pelas plantas.
Os alunos do pré, 1º ano e 2º ano plantaram as sementes de girassóis que foram distribuídas durante a peça teatral, bem como foram responsáveis pelo cuidado, acompanhando o crescimento e desenvolvimento dos mesmos. Isto foi importante para os alunos se conscientizarem que as plantas além de serem elementos vitais para nossa sobrevivência, embelezam e alegram o ambiente escolar.
Outrossim, os alunos da pré-escola a partir da história narrada na hora do conto, sobre Van Gogh e suas obras, realizaram, releituras através da pintura com tinta têmpera, embasada na obra os girassóis.
Os alunos da 3ª série levantaram a questão sobre qual o procedimento da árvore que não tem folhas realizar o processo de fotossíntese, a partir daí houve pesquisas no laboratório de informática da Escola e na biblioteca, o qual levou os alunos a concluírem que a resposta está na raiz, e com isso construíram relatos escritos em seus cadernos.

ANIMAIS:

Com referêcia ao tema animais e sua co-relação com o meio ambiente os alunos desenvolveram jogos padagógicos como memória, jogo da velha, bingo,todos envolvendo as características, classificação, utilidades e curiosidades sobre tais espécies. Bem como aprenderam músicas, teatro sobre A arca de ninguém, enfatizando os gêneros masculino e feminino.
O teatro Fauna e Flora foi muito proveitoso como forma de crescimento pessoal e grupal oportunizando aos alunos da E.E.E.F.Bahia, muito carentes e que nem sempre tem acesso aos recursos geradores de fonte de cultura, conscientização para os problemas de relevância mundial.
Portanto, com o apoio do Projeto gente consciente, que nos incluiu como espectadores e co-autores dos eventos realizados, os alunos puderam ter uma visão mais ampla sobre inúmeras questões referentes ao meio ambiente.



OBS:DOCUMENTO ENVIADO AO CENTRO DE EDUCAÇÃO DO CONSUMIDOR,ONG GENTE CONSCIENTE,CIA ZAFFARI DE SUPERMERCADOS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OFICINAS DE BONECOS

Queridos colegas de oficio: Convidamos a todos para participarem da reunião da XXIII Semana de Teatro de Bonecos, dia 18 de março as 18;30 na Cia de Arte. Apoiando as ações para instalação do Centro de Referencia de Teatro de Bonecos, os colegas da Cia TRUKS de São Paulo estarão conosco, partilhando seus saberes através das oficinas, lançamento do livro e apresentação dos espetáculos que acontecerão em POA no final deste mes. Esperamos sua participação, um abraço fraterno , Graziela OFICINAS DO TRUKS Dia 31/03/2011 - QUINTA FEIRA * DAS 9H00 ÀS 17H00 - OFICINA - “DRAMATURGIA PARA O TEATRO DE ANIMAÇÃO” Dia 01/04/2011 - SEXTA FEIRA *DAS 9H00 ÀS 17H00 - OFICINA “TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO DE BONECOS, OBJETOS E FIGURAS” Local: Centro Cultural Cia de Arte Rua dos Andradas, 1780 - Centro Porto Alegre - RS – Fone: (51) 3225-9189 Inscrições : até 20/03/ 2011 pelo e-mail: truks@uol.com.br Como: Enviar currículo e carta de intenção. Divulgação do resultado: 25/03/2010 ser

SAPO INÁCIO NO SHOPPING TOTAL!!